Blog do 5º Ano B e D do Centro Educacional Municipal Presidente Médici. Balneário Camboriú-SC.
RSS

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

..:: História do Computador ::..

O primeiro computador foi criado em 1946, por John Presper Eckert e John W. Mauchly, dois cientistas americanos. O nome do computador era ENIAC (Electrical Numerical Integrator and Calculator). Este computador, tinha um metro e meio de altura e mais de 20 metros de comprimento. Era muito diferente do que a gente entende hoje por computador. Não tinha monitor nem teclado. Muito menos mouse. Além do tamanho imenso, o primeiro computador da história tinha outras curiosidades. Ele pesava trinta toneladas, o equivalente ao peso de dez hipopótamos, usava muitos fios e raciocinava com lentidão.
Em 1954, foi criado o primeiro computador comercial, e a partir deste ano, começaram a surgir outros modelos de computadores.
Mas foi somente a partir de 1970 que a tecnologia já existente foi aperfeiçoada, os computadores tornaram-se mais confiáveis e mais velozes.

Essas informações foram retiradas dos sites:
http://cadinformatica.br.tripod.com/
www.canalkids.com.br (Tecnologia)
www.blogdicas.com.br (Computador - Conheça o primeiro computador do mundo)

Mais informações nos sites:
www.museudocomputador.com.br
www.mansano.com (História do Computador)
www.discoverybrasil.com/internet/a-invencao-do-primeiro-computador.shtml

** Quem encontrar mais informações deixe um comentário, digitando o site onde procurou!! **

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

..:: 15 de Outubro - Dia do Professor ::..

A ORIGEM DO DIA DO PROFESSOR

Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

Em 15 de outubro de 1827 (no dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial no sentido de que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida. Surgiu apenas em 1947, exatamente 120 anos após o referido decreto, a primeira comemoração de um dia todo dedicado ao Professor. Foi em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de se organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro - data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Era na Escola Normal Oficial de Piracicaba (atual Instituto de Educação Sud Menucci), onde tinha ele estudado e por onde se formavam professores para o ensino básico. O diretor, Onofre Penteado, gostou da iniciativa. A festa foi um sucesso. No ano seguinte, o jornal “A Gazeta” fez a cobertura do acontecimento, que já contava com a adesão de um colégio vizinho: o Pais Leme, que ficava na esquina da Rua Augusta com a Av. Paulista. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
Fonte: mundinhodacrianca.blogspot.com